Nebulosa IC 1396

Crédito: Russell Croman

Russell Croman obteve esta espectacular imagem do complexo IC 1396 a partir do seu observatório no Texas, Estados unidos da América (http://www.rc-astro.com/ ). Nela são visíveis o aglomerado de estrelas e a respectiva nebulosidade envolvente, sendo de particular destaque a nebulosa "Tromba de Elefante", visível na parte central, em baixo. Esta nebulosa é um glóbulo escuro de gás e poeira que se encontra em processo de erosão devido à radiação emitida pelas estrelas envolventes. Muitos outros glóbulos são visíveis na imagem, aparecendo como manchas escuras contra o fundo brilhante. Para a obtenção desta imagem foram usados filtros para captar a luz proveniente de enxofre, hidrogénio e oxigénio.

Muito mais em http://www.portaldoastronomo.org/

2 comentários:

António Melenas disse...

Realmente a beleza do universo é um poema que a voz de nenhum poeta chegaria para o cantar.
Hoje está ultrapassadíssima em relação ao que sobre o universo se conhece, mas na minha juventude, lembro-me de uma obra "Maravilhas Celestes" de Mayerling (julgo que era este o nome) que eu lia - e ainda hoje leio - como um autêntico poema.Obrigado pelas imagens

Alenbio disse...

Entre a Tromba de Elefante e a Cabeça de Cavalo os nosso corações oscilam, indecisos e pasmados, perante tamanha maravilha.