URGENTE: Diga não à energia nuclear

O texto que se segue é um exemplo entre os muitos que poderíamos apresentar. Chega-nos do Brasil e é bem ilucidativo daquilo que aqui em Portugal pode vir a acontecer. É, pois de ler e reflectir...

Olimpio Araujo Junior
Geógrafo-ambientalista;
Director de Comunicação da Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil

oaj@ecoterrabrasil.com.br



Na era do desenvolvimento sustentável e das energias renováveis, vemos uma velha discussão voltar a tona: “a construção de usinas nucleares”, perigosas para o meio ambiente, para saúde e até para nossa própria existência. Porém, ainda possuem defensores que fingem não enxergar o potencial em energias alternativas e renováveis que possuímos e que podemos desenvolver.
Em 1975, ainda sob o regime militar, o Brasil firmou com a Alemanha, país que está desactivando suas usinas, um acordo de cooperação para implantação de oito usinas nucleares, sendo duas em Angra dos Reis e seis no litoral sul de São Paulo. Porém, uma estação ecológica criada no local onde seriam implantados os reactores acabou impedindo a continuidade dos planos em São Paulo.
Trinta anos se passaram, e mesmo depois de todos os acidentes fatais em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil e do fracasso das usinas nucleares de Angra 1 e 2 que já custaram aos brasileiros mais de R$ 54 bilhões, e que geram apenas 2% da energia produzida no país, vamos ter que pagar mais uma conta de R$ 10 bilhões em um investimento de risco não só económico, mas também sócio-ambiental.
Em nenhum outro lugar do planeta se planejam mais construir usinas nucleares. Nas próximas três décadas, mais de 350 reactores serão desactivados, pois até os países desenvolvidos já as consideram caras e perigosas. Porém, no Brasil, em mais uma acção anti-ambiental e autoritária, que já é uma das marcas de nosso actual governo federal, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu pela retomada do projecto nuclear brasileiro através da construção da Usina Nuclear Angra 3, além da construção de um submarino nuclear e do investimento na fábrica de enriquecimento de urânio.
Por este motivo apresento abaixo uma lista com 50 motivos para dizermos não ao Programa Nuclear Brasileiro. (Bem como ao alegado programa nuclear português - esta nota é nossa).
Devemos divulgar estes motivos a toda a população, que tem o dever de lutar pelos seus direitos e de seus descendentes, pois são eles que viverão no planeta que deixaremos. Este planeta pode ser um lugar saudável e com qualidade de vida, com rios, florestas e animais, com ar puro e água limpa, ou pode ser um mundo artificial e degradado, com transgénicos, radiação nuclear, lixo e poluição. Só depende de nossas atitudes presentes.
Continua no site de origem em
Nota: Este e outros artigos de interesse podem ser encontrados na página da EcoTerra Brasil - «um portal ambiental que tem por objectivo difundir, informar, consciencializar, orientar e educar a sociedade através da difusão de acções de responsabilidade sócio-ambiental.»
O EcoTerra Brasil fomenta o desenvolvimento social e económico, aliados à utilização racional dos recursos naturais. O seu maior desafio é o de interferir positivamente no ambiente local, regional e global, contribuindo para uma sociedade justa, democrática e ambientalmente responsável. Os seus pilares são a ética, cidadania, transparência e integridade.
(www.ecoterrabrasil.com.br/)

Divulgação:

Revista Online EcoTerra Brasil: A Revista Online EcoTerra Brasil oferece gratuitamente a seus usuários, artigos técnicos, científicos e de opinião sobre diversos temas direta e indiretamente ligados a área ambiental. Também oferece entrevistas, notícias atualizadas diariamente, curiosidades ambientais, glossário de meio ambiente, agenda de eventos, além de um catálogos de projetos, produtos e serviços de interesse para área ambientalA revista pode ser acessada pelo site http://www.ecoterrabrasil.com.br/ ou recebida semanalmente por e-mail, após o usuário cadastrar-se em www.ecoterrabrasil.com.br/cadastro

Sem comentários: