TEMPO DE SECA

As previsões climáticas para Portugal não são animadoras.
A falta de chuva está a causar graves prejuízos na agricultura e tem já reflexos no abastecimento de água às populações.
Neste quadro as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) apontam para fracos índices de chuva no decorrer deste mês e também no de Abril, que este ano serão mais secos que o normal.
O período que vivemos é de seca.
Os portugueses sabem-no bem, mesmo que as instituições competentes deste país tentem escamotear o problema e, como sempre, esconder a cabeça na areia como o avestruz.
Com este quadro, resta ao cidadão a dúvida: será que o fazem por incompetência, por falta de meios ou porque planear dá muito trabalho ou porque, eventualmente, não vale a pena antecipar os problemas, quando somos tão bons a “desenrascar” soluções de recurso.
Seja como for, a situação é preocupante e não é de agora, contudo, como é da tradição portuguesa só se colocam trancas nas portas depois da casa roubada. E, o resultado está à vista, aquilo que podia estar estudado, salvaguardado e com soluções estruturadas e sustentadas, descamba agora para uma situação muito aguda com todos a tentarem salvar a sua “quintinha”, depois de terem passado décadas a ignorar os avisos que chegaram da comunidade científica nacional e internacional.
Foram muitos os avisos que definiam a seca como um fenómeno recorrente das profundas alterações climáticas operadas no planeta, as quais, tendencialmente, têm frequências e gravidade crescentes.
São, aliás, da comunidade científica os alertas, em todas as línguas, que nos dão conta das “fortes probabilidades de ocorrerem situações extremas de frio, de calor, de ventos fortes, de chuvas e de secas”. Isto, porque estes homens e mulheres têm, como mais nenhuns, a consciência e o conhecimento de que as alterações climáticas são reais e têm repercussões à escala mundial.
Neste quadro, os cientistas portugueses não escondem essa percepção e dizem que Portugal está há 30 anos a mudar.
Assim, triste... triste, é verificar que quem nos governa anda há 30 anos a viver num outro planeta que não a Terra.Para já, enquanto uns dormem na formatura é preciso agir.

Sem comentários: