ECLIPSE ANULAR DO SOL

Um amigo enviou-nos a informação que se segue. Calhou que a considerassemos interessante, daí que, sem delongas, a reproduzamos textualmente:

“O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia em parceria com a empresa Sinergiae – Consultoria Ambiental Lda está a organizar um mega fim-de-semana com o objectivo de acompanhar o eclipse anular do Sol que terá lugar no dia 3 de Outubro.
O local escolhido pela organização fica na faixa de visibilidade dos 100 por cento do eclipse anular, um fenómeno raro e de incomparável beleza.
Desde 1912 que Portugal não presencia um eclipse anular ou total do Sol, mas este longo prazo termina no próximo de dia 3 de Outubro.
Ao longo de uma faixa de visibilidade, muita estreita, o disco lunar oculta o centro do disco solar e a linha central passa no distrito de Bragança.
O próximo eclipse do Sol visível a partir de Portugal será em 2028 e será também visível na região de Trás os Montes.
Um eclipse do Sol é um fenómeno de rara beleza, privilégio dos seres que habitam o Planeta Terra.
Trata-se do resultado de uma interessante coincidência entre as dimensões do nosso satélite natural, a Lua, e a distância à nossa estrela, o Sol.
O Sol, que tem um diâmetro cerca de 400 vezes maior do que a Lua, fica 400 vezes mais distante.
Como consequência, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua, vistos a partir da Terra são muito próximos.
Assim, um eclipse ocorre sempre que a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados. Argozelo fica na faixa de visibilidade dos 100 por cento e foi o local escolhido por apresentar a vantagem de não ter poluição luminosa pois o acampamento será feito num monte perto da vila (http://www.nuclio.pt/nuclio/eclipse2005/local.php).
Além de possibilitar a observação deste evento natural e a variedade de fenómenos secundários, pretende-se também fomentar o interesse pela ciência através da realização de uma série de actividades e ateliers pedagógicos nos quais se privilegiará ocontacto dos participantes com astrónomos profissionais e amadores.
Aproveitando a riqueza natural da região transmontana, em particular a do Parque Natural de Montezinho, outra das vertentes a explorar será o contacto das pessoas com a natureza através da realização de caminhadas pedestres por alguns dos percursos existentes no parque. Serão também propostas aos participantes várias actividades desportivas e culturais, das quais se poderão destacar um parque de desportos radicais que será montado no recinto e sobretudo um vasto programa de conferências sobre diversos temas ligados à astronomia ministradas por alguns dos mais ilustres cientistas do nosso país, observações nocturnas, ateliers para os mais novos e muitas outras actividades (http://www.nuclio.pt/nuclio/eclipse2005/programa.php).
A nível cultural os participantes poderão também assistir a vários concertos de música tradicional de Trás-os-Montes e a um concerto de música Celta. (http://www.nuclio.pt/nuclio/eclipse2005/actividades.php)
A nível gastronómico a organização prepara-se para oferecer o melhor que a região tem, ou seja : Posta à Mirandesa, Feijoada à Transmontana, Porco no espeto, Grelhada de enchidos e diversos tipos de enchidos.
Todas as refeições estão incluídas no pacote global e serão servidas no acampamento (http://www.nuclio.pt/nuclio/eclipse2005/gastronomia.php).
Será uma excelente oportunidade para relembrar às pessoas quão privilegiados são os habitantes do Planeta Terra.
A programação completa do evento pode ser vista em: www.nuclio.pt/eclipse2005.
As inscrições estão abertas em:(http://www.nuclio.pt/nuclio/eclipse2005/inscricoes.php)"

3 comentários:

Anónimo disse...

Já lá estamos?

Anónimo disse...

e vão 2?

Anónimo disse...

e vão 2?