A primeira sociedade autónoma com base em hidrogénio

A pequena ilha Utsira na Noruega, onde se registam ventos potentíssimos durante todo o ano, tornou-se na primeira sociedade independente de fontes de energia fósseis.
A partir do dia 1 de Julho de 2004, esta ilha passou a contar com a produção de energia eléctrica a partir de dois aerogeradores e um tanque de hidrogénio.
Por muito estranho que pareça a algumas pessoas foi o próprio Ministro do Petróleo norueguês que inaugurou a central de produção energética de Utsira. Apesar de Utsira registar vento em todos os dias do ano, excepto três ou quatro, o tanque de hidrogénio está lá para resolver esse problema e assim um dos aerogeradores é capaz de fornecer energia para os dez fogos do projecto e produzir hidrogénio. O outro aerogerador é utilizado para injectar electricidade na rede exportando electricidade verde para outros consumidores.
O hidrogénio tem aqui o papel até agora desempenhado pelos combustíveis fósseis em projectos similares e mesmo que pareça que o recurso eólico é mais do que suficiente, existem sempre situações - excesso de vento - que exigem uma fonte independente do clima.
Existem 20 milhões de pessoas a viverem em ilhas na UE e esta solução pode ser muito boa para estas comunidades, contribuindo assim para a diminuição das emissões e da dependência de combustíveis fósseis.

Publicado: Portal das Energias Renováveis - www.energiasrenovaveis.com

(Perante este exemplo, não podemos deixar de perguntar, se este tipo de produção de energia só se aplica aos ilhéus? Acreditamos que não. E, não excluímos a hipótese da sua aplicabilidade, por exemplo, num território como o português. Mas, porque não ouvimos nunca uma palavra sobre uma tal teconologia?)

1 comentário:

António Melenas disse...

Éste país já que não sabe, podia ao menos aprender com os outros- Além da energia eólica, sando nós um dos paíese da Europa com maior exposição anual de sol, porque não aproveitar a energia solar, e a da força das ondas? Não é preciso inventar, basta copiar e ter vontade e cabeça para pensar.
abr.