Nuclear em Portugal e no Mundo



Será a energia nuclear inevitável?

Foto da Greenpeace
sobre o desastre nuclear
de Chernobyl ,
o pior registado até hoje,
mas que não foi o único
e poderá não ser o último

A energia nuclear apesar de já ter demonstrado que não é a solução ideal para a resolução dos problemas energéticos, continua a ter muitos defensores em todo o Mundo, incluindo, Portugal.
Aliás, ficam para a posteridade, as palavras do empresário Patrick Monteiro de Barros que, à margem do colóquio «Energias sem tabus», realizado na Universidade de Trás-os-Montes, defendeu a inevitabilidade da energia nuclear em Portugal, apesar de admitir que “o nuclear não resolve o problema energético português, mas reduz a dependência em relação ao petróleo e ao gás natural”.
Monteiro de Barros que já propôs a construção de uma central nuclear em território português sustenta que esta forma de gerar energia é “mais barata, limpa e segura”, ao contrário do que ainda vai afirmando alguma credível, embora pouco escutada, comunidade científica preocupada com o futuro ambiental do planeta.
O exemplo mais recente da condenação do nuclear como panaceia para os problemas energéticos chegou da Europa e, mais precisamente da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável, órgão consultivo britânico, que, sem margem para dúvidas, diz que “construir novas centrais nucleares no Reino Unido não resolve os problemas de abastecimento energético nem ajuda o país a lutar contra as alterações climáticas”.
No relatório da comissão pode ler-se ainda que “os riscos da energia nuclear ainda ultrapassam as suas vantagens”.
Para quem estiver interessado recomendamos uma leitura cuidada de algumas páginas que nos dão conta dos sucessivos acidentes nucleares, pelo menos, daqueles que atingiram proporções tais que jamais alguém poderia calar:

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/nuclear/index.html&conteudo=./energia/nuclear/acidentes.html

http://www.library.com.br/Filosofia/nucleare.htm

http://www.greenpeace.org.br/energia/energia.php?conteudo_id=623&sub_campanha=0&img=15

http://www.valeverde.org.br/html/clipp2.php?id=253&categoria=Energia

http://www.facts-on-nuclear-energy.info/facts_on_nuclear_energy.php?size=b&l=pt&f=

http://energianuclear.naturlink.pt/Cap3.htm

1 comentário:

António Melenas disse...

Se nós somos um país cheio de sol, porque não investir, em grande, no aproveitamento da energia solar. Era isso que já devíamos ter começado a fazer há muitos anos.

Um abraço energeticamente solar
António